Seleção para monitoria de Economia Política

15 de fevereiro de 2021 - 16:34

O professor Epitácio Macário abre seleção para uma bolsa do programa de Monitoria Acadêmica (Promac). O/a aluno/a selecionado/a acompanhará, durante dois semestres letivos, atividades da disciplina “Economia Política” que é ministrada no II semestre do Curso de Serviço Social da Uece.

O horário da disciplina ainda não foi divulgado oficialmente na grade de ofertas do curso de Serviço Social. Preliminarmente, está marcado para as terças-feiras de 7h30min às 12h.

Além das atividades de estudos, acompanhamento das turmas, planejamento e ministração de aulas, o/a monitor/a participará de outras ações desenvolvidas pelo laboratório Cetros ao qual o professor é vinculado.

Para concorrer à vaga, o/a aluno/a deve cumprir com as exigências estabelecidas no Edital 48/2020 e as que abaixo arrolamos:

1º) Estar regularmente matriculado/a no curso de Serviço Social da Uece nos semestres terceiro ao sétimo;

2ª) Ter cursado, com aproveitamento, a disciplina Economia Política, que deve ser comprovado em seu histórico escolar;

3ª) Dispor de, pelo menos, 12 horas semanais para as atividades de monitoria;

4ª) Estar ciente e de acordo com o plano de atividades apresentado ao fim da matéria.

Para concorrer à vaga, o/a candidato/a deve fazer sua inscrição aqui e participar de prova escrita no dia 19/02/2021, no horário das 10h às 12h em ambiente virtual cujo link será informado para o e-mail cadastrado.

A prova escrita constará de uma questão dissertativa dentro da temática “Crise do capitalismo brasileiro e impactos sobre o trabalho e as universidades públicas”. Para subsidiar a dissertação, o professor indica os capítulos I, II, III e V do livro “Dimensões da crise brasileira – dependência, trabalho e fundo público” disponível para free download na Editora da Uece. Clique aqui para baixar o livro.

No ato da inscrição, o/a candidato/a deve enviar seu histórico escolar para o e-mail institucional do professor epitacio.macario@gmail.com tendo como assunto “Seleção de monitoria”.

Avaliação

A avaliação constará da média aritmética de três notas: pela carta de intensões preenchida na ficha de inscrição (peso 1); pela pontuação auferida nas disciplinas (peso 1), segundo seu histórico escolar; e pela nota obtida na prova escrita (peso 2).

Plano de atividades do/a monitor/a:

O/a monitor/a desempenhará as seguintes atividades durante a monitoria:

Planejamento da disciplina: o/a monitor/a participará de reuniões durante o exercício da monitoria que terão por objetivo planejar aulas e demais atividades da disciplina, bem como realizar estudos e discussões de livros, artigos e filmes utilizados na disciplina. Nestes encontros se produzirão, também, materiais didático-pedagógicos quando for necessário.

Participação nas aulas: o/a monitor/a participará das aulas colaborando com o professor-orientador e com os colegas de sala, ajudando nos estudos, levantando questionamentos e reflexões a partir do conteúdo estudado.

Grupos de estudos e orientação de trabalhos: o/a monitor/a assumirá atividades de coordenação de grupo de estudo pelo menos uma vez a cada quinze dias e de orientação dos colegas na produção de trabalhos didáticos e acadêmicos.

Elaboração de planos de exposição dos conteúdos estudados na disciplina, em companhia do professor-orientador, e de acompanhamento de atividades acadêmicas dos demais alunos.

Participação nas reuniões ordinárias do laboratório Cetros que ocorrem uma vez por mês;

Produção de pelo menos dois trabalhos escritos. O primeiro deve ser resumo expandido para apresentação na Semana Universitária da Uece e o segundo será o relatório final da monitoria a ser enviado à Pró-Reitoria de Graduação – Prograd.