Grupo de estudos sobre neoliberalismo ajusta bibliografia e cronograma

16 de fevereiro de 2021 - 14:44

O grupo de estudos “Neoliberalismo no Brasil – um balanço crítico” reajustou bibliografia e cronograma de leituras e discussão. O grupo se reúne desde novembro de 2020 e se dedicada à leitura, síntese e exposição de obras relacionadas ao tema.

Laçando mão do método de leitura imanente, o grupo concluiu o estudo do livro “Neoliberalismo: história e implicações” de autoria do geógrafo britânico David Harvey e do importante balanço do historiador, também britânico, Perry Anderson intitulado “Brasil à parte”, que cobre o período que vai da ditadura ao ano de 2019.

As atividades retornarão no dia 23/02/2021 por meio da plataforma virtual Googlemeet. Na data, será iniciado o estudo do livro “A nova direita – aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo” de autoria de Flávio Henrique Calheiros Casimiro. Com a leitura, a sistematização e a apresentação desse livro, estará concluído o II Módulo com carga horária de 30 horas.

O módulo III, segundo o novo cronograma, tem início previsto para o mês de abril, com o livro “Brasil – Neoliberalismo versus democracia”, dos professores Alfredo Saad Filho e Lecio Morais. É mais um livro essencial para o objetivo central do grupo que é “caracterizar o neoliberalismo brasileiro, abrangendo sua gênese, evolução e fases até desembocar no ultraliberalismo atual”, segundo exposto no projeto.

CRONOGRAMA COMPLETO

Obra

Autores/as

Mês

Neoliberalismo – história e implicações

David Harvey

Outubro e Novembro/2020

Brasil à parte (1964-2019)

Perry Anderson

Janeiro e Fevereiro/2021

A nova direita – aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo

Flávio Henrique Calheiros Casimiro

Março/2021

Brasil – Neoliberalismo versus democracia

Alfredo Saad Filho e Lecio Morais

Abril/2021

O Brasil nas trevas – do golpe neoliberal ao fascismo (2013-2020)

Luiz Mattos Filgueiras e Maria da Graça Druck

Maio/2021

Del cambio de época al fin de ciclo – gobiernos progresistas, extractivismo y movimientos sociales en América Latina

Maristela Svampa

Junho/2021

Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016)

Fábio Luís Barbosa dos Santos

Julho/2021

As contradições do lulismo – a que ponto chegamos?

André Singer e Isabel Loureiro (org.)

Agosto/2021

Nos últimos encontros, as atividades do grupo têm alcançado participação significativa de pesquisadores/as, docentes, alunos/as e ativistas sociais de diferentes regiões do país. Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, no horário de 15 às 17 horas, e, após a conclusão de cada módulo, os participantes que requererem receberão declaração com indicativo do conteúdo explorado e da carga horária.

Para participar, é necessário cadastrar-se no formulário disponibilizado pelo laboratório Cetros. Após o cadastro, o/a participante terá acesso ao link da sala virtual Classroom e dos encontros semanais. O link para acesso será informado diretamente para o e-mail informado no cadastro do/a incrito/a. Só serão admitidos no encontro aqueles/as que estiverem devidamente cadastrados/as.

Acesse o formulário e cadastre-se.

Acesse o projeto do grupo de estudos.