Conheça o Cetros

 

O laboratório originou-se de um grupo de estudos na área de Economia Política que funcionou durante os anos de 2003 e 2004 no Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com o ingresso de professores e alunos de outras áreas, o grupo assumiu a denominação de Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), vindo a ser institucionalizado como laboratório acadêmico pela Resolução do Conselho Universitário (Consu) n.796/2011, de 27 de junho de 2011.

 

O laboratório tem natureza mista, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, sobressaem-se os grupos de estudos compostos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação, com terminalidade e temática definidas. Os estudos giram em torno das temáticas: trabalho e práxis humana; fundamentos econômicos e sócio históricos da crise capitalista; crise capitalista, Estado e relações centro-periferia; crise e questão social no capitalismo contemporâneo; trabalho e formação dos trabalhadores.

 

Os projetos de pesquisa vinculam-se ao grupo de pesquisa “Trabalho, Sociabilidade e Lutas Sociais” cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos em curso integram três linhas de pesquisa: “Estado, questão social e lutas sociais”; “Trabalho, educação e sociabilidade: fundamentos ontológicos e sócio-históricos”; “Trabalho, formação profissional e instrumentalidade em serviço social”.

 

Na extensão, o CETROS atua em duas frentes: projeto de seminários e projeto Arte e Crítica Social. Os seminários são produzidos em parceria com laboratórios acadêmicos, institutos culturais, movimentos populares e sindicais. No âmbito do projeto Arte e Crítica Social, realizam-se cursos abertos à comunidade, utilizando-se do cinema como mediação educacional.

 

Endereço: Av. Silas Munguba, 1.700 – Campus do Itaperi – Fortaleza/CE – CEP 60714-903. (Sala 10, Altos, Centro de Educação).

 

Acesse aqui o folder do laboratório atualizado até janeiro de 2019.