Atividade presencial “EDUCAÇÃO INDÍGENA, NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: PARA ALÉM DO DIA DO ÍNDIO”

19 de abril de 2022 - 17:03 # # # # #

O Centro de Educação realiza hoje atividade presencial com as turmas de Pedagogia /UECE. Ação promovida pelas turmas de História da Educação com apoio da coordenação do curso.

A roda de conversa “EDUCAÇÃO INDÍGENA, NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: PARA ALÉM DO DIA DO ÍNDIO” é mediada pela Profa. Isaíde Bandeira da Silva (UECE/CED) e as mestrandas Erica Alves do Nascimento (UECE/MiHL) e Joiciane Maria Rodrigues de Carvalho (UECE/MiHL)

Conta com as participações dos seguintes representantes dos povos indígenas:

Roberto Antônio Marques da Silva cacique geral do Povo Anacé, estudante do Liipitakaja (UFC). Coordenador da Escola Municipal Indígena Anacé Antônio Ferreira da Silva. Licenciatura Plena Intercultural.

Maria de Lourdes Santos da Silva da Costa da Etnia Anacé, conhecida pelo nome de Vitória. Formada em Pedagogia, pós graduada em Gestão e Coordenação Escolar. Diretora da Escola Municipal Indígena Anacé.

Juliana Alves.  Indígena do polo Jenipapo Kanindé, possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Ceará (2016). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (2016). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará-PPGA desde (2019). Diretora da Escola Indígena Jenipapo Kanindé desde (2014). Sucessora de Cacique Pequeno, assumindo o Cacicado desde 2010.

Valdivino José de Lima Neto da Etnia Kariú Kariri. Mestrando em História e Letras (UECE/MiHL)

Professor de História.

Valdisia Costa Silva da Etnia Jenipapo Kanindé. Coordenadora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé.

Leandro Pinho Rodrigues da Etnia Kariú Kariri. Mestre em Sociologia (UECE)