11 de março de 2020 - 16:08

Hoje, o Centro de Educação ao mesmo tempo que se despede da prof.ª Célia Maria Goiana, em razão do seu falecimento, agradece e enaltece os anos dedicados ao nosso Curso e à Universidade Estadual do Ceará.

Célia Maria Goiana Falcão, nascida em 6 de maio de 1951, participou ativamente do processo educativo do Estado, rompendo paradigmas sociais ao se dedicar à educação quando o desejo de seus pais era formar uma filha médica.

Foi ainda na condição de estudante do Colégio Cearense que Célia iniciou seu trabalho docente, aos 15 anos de idade, quando teve seu primeiro contato com o magistério. Dedicou-se com afinco à profissão docente, atuando na Educação Infantil e Alfabetização de crianças em escolas de comunidades carentes. Foi a partir desta vivência que Célia começou a perceber com outro olhar a realidade socioeconômica de Fortaleza e passou a compreender que a vida, para a maioria das pessoas, era bem diferente da que ela desfrutava.

Em 1973, Célia foi aprovada no vestibular para Pedagogia. A professora lembra desse momento com emoção, afirmando que “[…] iria ser a melhor professora que pudesse, mesmo que começando de baixo”.

Terminado o curso superior, em setembro de 1978, Célia assumiu a UECE, como professora do Curso de Pedagogia, que à época ainda funcionava na Rua 25 de Março. Além de professora, atuou como Coordenadora de Estágio e também como Vice Coordenadora do Curso de Pedagogia.

À professora e amiga nossos agradecimentos e saudades.