Formação de educadores da Casa do Saber, ligado ao Movimento Emaús

5 de junho de 2019 - 17:15

A partir de janeiro, o grupo de pesquisa Formação de educadores e prática pedagógica docente-discente na perspectiva humanizadora de Paulo Freire, liderado pelas professoras Margarete Sampaio e Célia Brito vem realizando uma formação para educadores (as) da Casa do Saber, ligado ao Movimento Social Emaús Amor e Vida.

Com o intuito de contribuir com a apropriação do referencial freireano e a definição, no coletivo, da função social da instituição, a formação, pensada inicialmente em 20 horas de atividades acadêmicas, tomou como parâmetro os objetivos elencados pelo grupo, a partir da identificação de objetos geradores.

Explicitadas as expectativas e situações-limite professoras e bolsistas lançaram mão de uma proposta de planejamento das ações, tomando a Pedagogia de Paulo Freire como esteio do estudo e do debate. A proposta foi apresentada e discutida, no segundo encontro formativo.

O terceiro encontro, realizado na UECE, no dia 9 de maio, contou com a participação de crianças da Casa do Saber, sob a regência do Professor Yuri. Além de recepcionar o grupo com belas músicas, os percussionistas e flautistas contribuíram com sua visão, para se (re)pensar o Projeto Político Pedagógico da Casa do Saber. De forma entusiasta, professores e bolsistas da Universidade têm acompanhado o processo, que terá continuidade no encontro, a ser realizado na comunidade do Pirambu, bairro onde se situa a sede do Movimento Emaús Amor e Justiça.