Grupos de Pesquisa

2 de dezembro de 2013 - 16:57

O CECITEC possui atualmente três grupos de pesquisas certificados pelo CNPq:

1) Grupo de Pesquisa Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação (FIMEPE):

O FIMEPE, vinculado ao curso de Pedagogia do CECITEC, tem por objetivo a produção, a sistematização, a divulgação e a promoção da pesquisa na área da educação, analisando os conceitos ontológicos centrais concernentes ao debate sobre a educação na contemporaneidade. Atua com quatro grandes linhas de concentração de pesquisa:

– Filosofia e Metodologia da Pesquisa em Educação;

– Metodologia do Ensino em Matemática, Ciências e suas Tecnologias;

– Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento;

– Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico.

2) Grupo de Pesquisa Educação Especial:

O grupo de pesquisa Educação Especial do CECITEC, teve origem no ano de 2002, no Núcleo de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, e desde então, vem desenvolvendo estudos sobre temas relacionados com a Educação Especial, tais como formação de professores e inclusão educacional. O grupo desenvolve pesquisas teóricas e aplicadas ao estudo da Educação Especial e inclusão da pessoa com deficiência no Brasil e no contexto cearense. Os trabalhos do grupo têm sido apresentados em eventos científicos no país, periódicos e livros e poderá ter maiores repercussões  no Brasil e no Ceará.

3) Grupo de Pesquisa Biotecnologia em Recursos Naturais (BIOREN):

O BIOREN realiza pesquisas fundamentais sobre os metabólitos de importância biológica visando o conhecimento da biodiversidade molecular da Região dos Inhamuns, no nordeste brasileiro, para aplicação medicinal e/ou biotecnológica. Estuda os processos de produção de metabólitos em sistemas vegetais e microbiológicos através de bioprospecções empregando uma abordagem multidisciplinar, que abrange aspectos contemporâneos da Química de Produtos Naturais, Química e Bioquímica dos Microrganismos, Biologia Molecular e Biotecnologia, com atividades voltadas principalmente para a produção de insumos de interesse na saúde humana. O grupo desenvolve pesquisas enfocando a bioprospecção de bactérias e fungos ambientais na busca por metabólitos bioativos, bem como o emprego desses microrganismos como fontes de enzimas para emprego nas indústrias alimentícias, química e farmacêutica. Por fim, o grupo de pesquisa também foca suas atenções na prospecção química de polímeros comerciais empregados em ortodontia, como cones de guta-percha.