BIBLIOTECA CENTRAL E SETORIAIS COMEMORAM DIA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

22 de outubro de 2021 - 15:49

Nos dias 23 – 25 de outubro comemora-se a SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA. Na oportunidade as bibliotecas dos campus  Itaperi, Crateús e Tauá apresentam seus ESPAÇO CORDELTECA, um novo ambiente preparado para receber a todos interessados na literatura de cordel.

Na Biblioteca Central também está exposto um painel em grafite da renomada escritora regionalista Raquel de Queiroz que se encontra no alto da escada que leva ao primeiro andar da referida biblioteca. Autora de destaque na ficção social nordestina, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a receber o Prêmio Camões. Se estivesse viva faria 111 anos em 17 de novembro de 2021. 

Aproveitando este momento, o Sistema de Bibliotecas da UECE homenageia seus colaboradores pela dedicação e empenho.

Recomenda-se que, ao retirar os cordéis para lê-los no Espaço Cordelteca recoloque-os no mesmo lugar.

A Diretoria agradece e aguarda sua visita!

                                                                                                                                       

 

CORDELTECA DA BIBLIOTECA DE TAUÁ-CECITEC

A literatura de cordel é um gênero literário de grande importância, visto que por ele o poeta expressa o ponto de vista pessoal sobre vários assuntos da sociedade.

A Cordelteca dos Inhamuns é uma coleção de folhetos de cordel com finalidade inicial de disseminar e preservar os escritos poéticos de cordelistas da Região dos Inhamuns.

 

 

 

CORDELTECA POETA EDMILSON PROVIDÊNCIA DA BIBLIOTECA PROF. LUIS PALHANDO LOIOLA DA FAEC/UECE

A Cordelteca da Biblioteca da Faec leva o nome do  Poeta Edmilson Providência, Compositor, Radialista, Prof. de Matemática e Cordelista Edmilson Providência, ou Antonio Edmilson de Sousa Lopes. Formada por 180 folhetos de cordéis, doados por Cordelistas, Populares, Organizações Culturais e Instituições Públicas.

São esses os doadores Dalinha Catunda, primeira mulher a escrever, declamar e comercializar cordéis, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, fundada em 1988 no Rio de Janeiro, pelos cordelistas  Gonçalo Ferreira da Silva Presidente, o Vice, Apolônio Alves dos Santos e o Diretor cultural, Hélio Dutra.

O Prof. de Pedagogia da Faec Luis Carlos Leite de Melo, que doou também os do seu pai o cordelista Carlos Leite de Araújo, o famoso Cordelista Crateuense, Compositor, Repentista, Mestre da Cultura João Lucas Evangelista e recebemos a maior doação, de 100 folhetos da Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho da Uece, via a Bibliotecária do setor de processo técnico do Sistema de Bibliotecas da Uece o SisbUece, Lúcia Oliveira. Além de doações de professores, alunos, servidores da Faec e cidadãos de Crateús. Essa fonte de pesquisa e cultura está disponível a todos.

Valorize a Cultura e Produção Popular. Ciência e Imaginação. Oralidade e Escrita. Conhecimento!

Organizadores – Bibliotecário: Analdo Ricardo do Nascimento

Secretária: Lysle Rhana Ximenes Sabóia

Crateús-CE, 18 de outubro de 2021