O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UECE COMEMORA O DIA DO BIBLIOTECÁRIO (12 DE MARÇO)

13 de março de 2021 - 09:49

Hoje, 12 de março de 2021, os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UECE comemoram o DIA DO BIBLIOTECÁRIO.

Esta data foi instituída pelo Decreto 84.631, em 09 de abril de 1980, pelo então presidente da República, João Figueiredo, em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, que nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 12 de março de 1882.

Em 1906, após finalizar o curso de Engenharia, Manuel Bastos Tigre foi fazer um curso de aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Para celebrar esta data, a Biblioteca Central lança o livro eletrônico: “45 anos de vida, tantos outros de história: memórias do SisbUECE“, confraternizando-se com seus profissionais da informação.

A todos os bibliotecários, desejamos sempre o reconhecimento pelo trabalho, dedicação e colaboração. Sinceros agradecimentos aos que nos ajudaram nesta caminhada.